Filmes

NARRADORES DE JAVÉ

Uma das principais contribuições da obra "Narradores de Javé" é refletir sobre a história oral e a escrita, e o poder do domínio da linguagem escrita; é sobre o autor (aquele que registra) e o fato em si. É também acerca dos diferentes pontos de vista e modos de contar o mesmo acontecimento. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O filme é de 2003, mas sua temática é atemporal. O enredo é um retrato do Brasil desde o seu processo de conquista ocorrida nos idos do século XVI. Atualmente, o país vivencia essas mesmas questões: as populações indígena e negra têm reivindicado contar a sua versão da história. Diz respeito, ainda, às relações de poder sobre quem pode determinar o que e como a história será contada. Por fim, é sobre a importância de vários olhares da história; e de estarmos atentos/as à necessidade de contarmos a história buscando as diferentes percepções, levando em conta a contribuição de todos os personagens presentes no fato narrado. O filme está disponível no Youtube.

TARJA BRANCA

Tarja Branca é um #documentário sensível que busca investigar as memórias de infância de diversas pessoas entrevistadas. Discute como as #brincadeiras de infância foram importantes para a formação de cada indivíduo, considerando os aspectos pedagógicos das atividades ao ar livre, da construção de jogos e cantigas de roda. Reflete ainda o excesso de tecnologia e medicalização na #infância como forma de contenção das subjetividades. É um alerta para a retomada da #ludicidade, importante característica dos primeiros anos de vida de qualquer pessoa. A direção é de Cacau Rhoden. Tarja Branca é um manifesto a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta. O documentário também está disponível no YouTube.

ASSISTA EM CASA | Copie e cole o link em seu navegador para assistir o filme: http://bit.ly/especial-vc-tarjabranca

NUNCA ME SONHARAM

"Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Estudantes, gestores, professores e especialistas discutem uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação."

O documentário “Nunca Me Sonharam”, cujo desafio é analisar o ensino médio a partir de depoimentos profundos de estudantes de todo Brasil – que falam de seus sonhos, expectativas e dificuldades dentro da escola. O longa-metragem, dirigido por Cacau Rhoden (“Tarja Branca”), é apresentado pelo Instituto Unibanco e produzido pela Maria Farinha Filmes. O valor da educação é colocado em reflexão por meio das vozes de estudantes, gestores, professores e especialistas. É possível baixar o arquivo deste filme para sessões @_videocamp.

Acesso: https://www.videocamp.com/pt/movies/nuncamesonharam